Tipos de Textos Jornalisticos

REPORTAGEM

Quando abrimos um jornal, ou mesmo escutamos o Rádio ou assistimos à TV, nos deparamos com diversos textos que diferem quanto a sua intenção – seus objetivos.

Listo aqui três tipo básicos, embora haja derivações e fusões, no qual trabalharemos este ano e alguns links interessantes para vocês aprofundarem o assunto.

1 – Reportagem – É o formato básico do jornalismo. Reportar algo é relatar, contar… (story em inglês). Que histórria é essa contada pelo repórter? Trata-se de uma hsitória real: a notícia.

Para se contar a história com o máximo de elementos possíveis (lembrando que a objetividade total é impossível), o repórter

A reportagem busca o objetividade – embora saiba da impossibilidade de alcançá-la. Por isso, o repórter vai atrás de muitas fontes para diversificar seu olhar sobre a notícia.

A reportagem mudou muito: quando a mídia de massa (mass media) ainda engatinhava e tinha-se mais tempo para a leitura de um jornal, a reportagem chegou a se aproximar da literatura – era o movimento New Journalism norte-americano. O filme Capote (2005) retrata bem a história de um dos principais repórteres do New Journalism.

Hoje, com a profusão vertiginosa de informações, o modelo de Pirâmide Invertida
(com o lead – ou lide) prevalece.

No fim dos anos 60, os limites da reportagem fora testados na experiência chamada de Jornalismo Gonzo, onde o repórter experimentava ao máximo “viver” sua reportagem. Muita vezes associava essa experiência ao uso de drogas e alucinógenos, típico da contra-cultura. Hunter Thompson foi o exemplo do jornalismo Gonzo e o filme Fear and Loathing in las Vegas (1998), de sua autoria, vale a pena ser assistido.

Saiba mais sobre o New Journalism (Gay Talese, um de seus expoentes, na foto ao lado)
http://www.newnewjournalism.com/

Exemplo típco de reportagem do tipo Prirâmide Invertida:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u381429.shtml

Saiba mais sobre o Jornalismo Gonzo: (Um dos fliers produzidos pelo ícone do movimento Hunter Thompson acima)

http://en.wikipedia.org/wiki/Gonzo_Journalism

8 ideias sobre “Tipos de Textos Jornalisticos

  1. SOU PROFESSOARA DE LINGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO E GOSTARIA DE TER ACESSO VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS JORNALISTICOS E SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO SEXTO E SÉTIMO ANOS.
    DESDE JÁ OBRIGADA!

  2. farei um trabalho ( fera de ciencias) com o seguinte tema : textos , generos jornalisticos gostaria de obter mais imformações !
    Atenciosamente :
    Thais

  3. SOU PROFESSOARA DE LINGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO E GOSTARIA DE TER ACESSO VÁRIOS TIPOS DE TEXTOS JORNALISTICOS E SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO SEgundo ano de redaccao joprnalistica.

    DESDE JÁ OBRIGADA!

  4. Estou pensando em fazer um BLOG só com NOTÍCIAS de todo um mundo
    ( )SIM
    ( )NÃO
    Quem me apoia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>